segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aqui tem um bando de que?

Antes de começar, o blog adverte que os observações que se seguirão são destinadas tão somente àqueles que, desprovidos de cérebro ou de um mínimo de senso de ridículo, dão ao time que torcem uma importância maior do que realmente tem. Se você não se encaixa nesse perfil, esse pequeno texto não é endereçado a você, e portanto não se sinta ofendido. Queremos ressaltar nosso respeito à instituição que provoca esse tipo de reação em meia dúzia de tontos. Isto posto, deixamos claro, também antes de tudo, que o blog é amplamente favorável às brincadeiras e provocações de torcedores adversários, pois essa tiração de sarro é salutar em tempos de futebol cinzento.

Após este breve preâmbulo, iniciamos com os dois pés no peito de uma parcela de uma torcida que pensa ser a maior e a melhor de todas, sem qualquer fato concreto que sustente tal pensamento. A nação que se diz de 30 milhões é uma farsa. A torcida que se diz a maior do Brasil é, pra dizer o mínimo, enganada por meia dúzia de formadores de opinião que mentem pra poder vender jornal. Vejam, não há uma pesquisa sequer de um instituto renomado que aponte o tal número de 30 milhões. Se alguém duvida, eis aqui ou aqui os links das pesquisas mais recentes. Não é a maior torcida do Brasil. É sim a maior do Estado de São Paulo, ainda assim bem longe da 'metade mais um' que dizem ser. Não é o blog quem diz, são os números, e os números, via de regra, não costumam mentir.

São tão lunáticos que acreditam que existem os 'antis'. Quem não torce pro time deles é 'anti'. Mas isso só vale pra quem torce contra eles. Eles mesmos nunca torceram ou torcem contra seus rivais. Exceto quando vestiram as camisas de  Manchester United, Liverpool ou Boca Juniors, em recentes ocasiões. Mas, pra eles, nesses casos, não são 'antis'. Como já dito, isso é só pra quem torce contra eles. Também se gabam por, segundo os jornalões, ter o terceiro ou quatro maior patrocínio de camisa do mundo. Sim, eles comemoram até isso. E por ter o melhor Centro de Treinamento, segundo eles próprios. Há poucos dias, o vice presidente de futebol deles afirmou que “meu time faz marketing em cima da torcida. Nosso time é medíocre. E não acredito que um torcedor do nosso time seja mais fanático que um fanático torcedor de outro time. Mas nós amamos amar isso” (se duvidam, aqui está o link da matéria).

Se julgam superiores também por que a insuspeita emissora que detém os direitos do futebol tem uma clara preferência por exibir os jogos do time deles. "É porque dá mais audiência", dizem eles. Não consideram que se tem a maior torcida, obviamente que eles têm que dar maior audiência. Mas não. Preferem acreditar que são exibidos com mais constância por que seu time é o maior do Universo. Vivem no mundo da fantasia. Estaria tudo bem se essa fantasia ficasse restrita a eles mesmos. Mas eles insistem em difundir a farsa. Não veem que são tapeados por aqueles que os comandam, e por quem tem interesse apenas em vender jornal. Não enxergam, ou não querem enxergar, que não são diferentes de qualquer outro grande time de futebol. Dentro de campo, podem ser melhores ou piores em determinados campeonatos, mas na sua essência, são absolutamente iguais aos times dos 'antis'. Em todos os aspectos. Mas eles não pensam assim. Na verdade não pensam de nenhuma forma. Porque não lhes convém. Convém-lhes viver na mentira. Porque fazem parte do bando. Do bando de trouxas.